LEM


1)




NOME:  DIVISÃO EM LINHA


DESCRIÇÃO:
Tabuleiro
 Oito fichas rosa e oito fichas azuis

OBJETIVOS:
Trabalhar com o conceito de divisão de números naturais;
Desenvolver processos de estimativa e cálculo mental.

UTILIZAÇÃO:
Divide-se a sala de aula em duplas ou grupos com quatro alunos cada.
Distribuem-se as fichas e um tabuleiro por grupo.
Cada grupo ou dupla escolhe uma cor de ficha.
Os jogadores decidem quem inicia o jogo.
Na sua vez de jogar, o jogador escolhe dois números de dentro do quadro de números e divide-os.
Se a resposta da divisão estiver no tabuleiro, o jogador cobre-a com uma ficha da cor que escolheu.
O primeiro jogador ou dupla que alinhar quatro fichas na horizontal, vertical ou diagonal será o vencedor.










2)




NOME:  MEMÓRIA AO CONTRÁRIO


DESCRIÇÃO:
Cartas contendo operações de multiplicação e fichas contendo a quantidade para a formação dos resultados dessas operações.

OBJETIVOS:          
 Promover a revisão e a fixação da tabuada;
 Propor desafios e atividades lúdicas para estimular a reflexão e criar um repertório de estratégias;
 Relacionar a adição com a multiplicação e estimular o aluno a aplicar o conteúdo em seu cotidiano.

UTILIZAÇÃO:
Divida a classe em grupos de quatro alunos e peça para que escolham uma carta.
Em seguida, solicite a busca pelo resultado representado por conjuntos.
Se a criança acertar a resposta, continuará no jogo, caso contrário, deverá mudar o jogador.
Ganha o aluno que conseguir acumular o maior número de cartas.









3)




Nome:  JOGO DA MEMÓRIA MATEMÁTICO

CONTEÚDO:
Cálculos mentais das quatro operações matemáticas.

OBJETIVO:
Este jogo ajuda a desenvolver a memória e ao mesmo tempo trabalhar os cálculos.
UTILIZAÇÃO:
O jogo pode ser de 1 a 2 participantes. Embaralhar as cartas, e depois colocá-las com os números virados para baixo. Um jogador começa pegando uma carta, e se sair uma continha para resolver, ele tem que achar o resultado, que vai ser seu par, ou vice-versa, se virar o resultado, tem que achar o par que será a continha. Aquele participante que conseguir encontrar o par, tem direito de jogar mais uma vez, se não encontrou o par, deve colocar a carta no devido lugar que encontrou.
Vence o participante que conseguir mais pares.







4)




NOME:  PREGADORES

CONTEÚDO:
As quatro operações fundamentais.

OBJETIVO:
Resolver as quatro operações fundamentais, sendo elas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

UTILIZAÇÃO:
Os pregadores estará embaralhados, e as casinhas de um outro lado, o participante terá que escolher um pregador e resolver a operação contida no mesmo, depois encaixá-lo na casinha com seu resultado correto.







5)




NOME:  SOMANDO E SUBTRAINDO UTILIZANDO PALITOS E COPOS

DESCRIÇÃO:
Dez copos descartáveis contendo o escrito dos números de um à dez em cada um deles.
Palitos de sorvete contendo as operações de adição e subtração correspondentes ao resultado de cada copinho.

OBJETIVOS:
Trabalhar com o conceito de adição e subtração;
Desenvolvimento de processos iniciais de cálculo mental;
Relacionar a adição com a subtração e estimular o aluno a aplicar o conteúdo em seu cotidiano.


UTILIZAÇÃO:
Divida a sala em duplas e peça para que escolham quem iniciará o jogo.
Os iniciantes devem retirar do copo apenas um palito de sorvete e ler a operação matemática.
Peça para que falem o resultado sem dar aos alunos indícios de que está no copo.
Assim, sucessivamente as duplas vão retirando os palitos e realizando as operações matemáticas e descobrindo que todas as propostas tem o mesmo resultado que está escrito no copo.





OUTRA OPÇÃO PARA O USO DOS COPOS...




NOME:  Encontre as casinhas dos palitos.

CONTEÚDO:
Cálculo mental das quatro operações matemáticas.

OBJETIVO:
Resolver os cálculos das operações matemáticas apresentadas.

UTILIZAÇÃO:
Resolver e calcular mentalmente as operações matemáticas contidas nos palitos, e depois coloca-las dentro de suas casinhas com seus respectivos palitos.




http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/80/imprime191844.asp





BINGO MATEMÁTICO


CONTEÚDO:
Quatro operações matemáticas

OBJETIVOS:
Trabalhar com as quatro operações
Desenvolver processos de estimativa, cálculo mental

DESENVOLVIMENTO
 As fichas com as operações são colocadas dentro de um saco;
O professor retira uma operação e fala aos jogadores;
Os jogadores resolvem a operação obtendo o resultado que estará em algumas cartelas;
Aquele que possuir o resultado, marca-o com um marcador;
Caso tenha dois resultados iguais em uma mesma cartela, marca-os simultaneamente;
Vence o jogador que marcar todos os resultados de sua cartela.















JOGO DA MEMÓRIA MATEMÁTICO


CONTEÚDO:
Tabuada, multiplicação

OBJETIVO:
Trabalhar e estimular a aprendizagem da tabuada;
Desenvolver processos de estimativa;
Memória;
Cálculo mental.

DESENVOLVIMENTO

Construir as fichas com o material adequado;
A metade terá que ter os produtos dessas multiplicações e a outra metade terá os      produtos dessas multiplicações;
O primeiro jogador determinado por sorteio vira uma ficha. Da ficha que ele virar, irá aparecer a multiplicação. Depois o aluno terá que virar a ficha do “produto” correspondente, com apenas uma tentativa. Caso encontre o par corretos, o aluno deve recolher as fichas, então terá o direito a mais uma jogada. Se não acertar o par, a criança deverá ceder a vez para o outro jogador e deverá deixar as fichas no lugar inicial.
Vence quem obtiver o maior número de fichas.










TABULEIRO MATEMÁTICO


CONTEÚDO:
Adição e Subtração

OBJETIVO:
Estimular cálculo mental;
Trabalhar e estimular a aprendizagem da adição e subtração.

DESENVOLVIMENTO
O professor deve construir um tabuleiro com algumas fichas fixadas com contas de adição e subtração e outras fichas com os resultados;
As fichas com os resultados, terão  estar espalhadas em cima de uma mesa, para que ao término  da conta, o aluno terá que colocar o resultado correto na frente da operação matemática correspondente;
Ao final, o professor irá corrigir junto com o alunos as contas realizadas, para que juntos, descubram se os resultados estão colocados corretamente.


DOMINÓ




Objetivo: Aprender a desenvolver operações de adição.

Número de Participantes: 2 a 4 participantes

Material: São 28 peças com operações de adição e seus resultados respectivos, que deverão ser associados. São 28 peças com operações de adição e seus resultados respectivos, que deverão ser associados.

Como Jogar: Colocar as peças com os desenhos voltados para baixo e misturar bem. Deverão ser distribuídas 7 peças para cada participante que deverão ficar viradas de modo que os outros não vejam. Se houver menos de 4 participantes ficará uma sobra, que deverá ficar virada para baixo para “compra”.O jogo é disputado como o dominó tradicional.
Vence o jogo quem terminar as peças primeiras, ou então o que tiver menos peças, em caso do jogo ficar fechado, sem possibilidade de continua



JOGO DO ÔNIBUS



OBJETIVO: aprender a operação de adição.


MATERIAL: tabuleiro, caixas de fósforos forradas de cores diferentes, canudinhos cortados, um ou dois dados.


MODO DE JOGAR: As caixas de fósforos que representam os ônibus com seus passageiros (canudinhos que ficam dentro delas) são posicionados no final do tabuleiro.
Cada jogador, na sua vez, lança o(s) dado(s), avança uma casa e retira o número de canudinhos indicado pelo(s) dado(s). Quem chegar ao ponto final, ou seja, a casa nº1, com o maior número de passageiros, vence.

OBS: Ao iniciar o jogo cada caixa de fósforos deve ter a mesma quantidade de
canudinhos.



VARIAÇÃO: O ônibus sai vazio e em cada parada “ganha” passageiros (canudinhos) conforme o número indicado pelo(s) dado(s).

MATEMÁTICA FLORIDA




OBJETIVO: Aprender a trabalhar com as quatro operações fundamentais.


Nº DE PARTICIPANTES: 4


MATERIAIS: 24 “pétalas” na forma hexagonal contendo sentenças de operações, 4
“miolos” na  forma hexagonal  com  um  número  (respostas  das  sentenças) e 1 “pétala” em branco.

MODO DE JOGAR: Cada jogador recebe um “miolo” e 6 “pétalas”, sendo que um deles receberá uma peça a mais. Cada um deve encaixar as “pétalas” no seu miolo, se ela resultar no número representado. O jogo inicia com o jogador que recebeu uma carta a mais mostrando suas cartas (viradas para si) ao jogador do lado para que este retire uma das “pétalas” (sem ver) e tente encaixar. Depois o seguinte jogador retira uma de suas “pétalas” e, assim, sucessivamente, até alguém conseguir montar sua flor.







LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática na educação infantil e séries iniciais. - 1. ed. -

Catanduva, SP: Editora Rêspel; São Paulo: Associação Religiosa Imprensa da Fé, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário