1)
NOME:
DIVISÃO EM LINHA
DESCRIÇÃO:
Tabuleiro
Oito fichas rosa e oito fichas azuis
OBJETIVOS:
Trabalhar com o conceito de divisão de
números naturais;
Desenvolver processos de estimativa e
cálculo mental.
UTILIZAÇÃO:
Divide-se a sala de aula em duplas ou
grupos com quatro alunos cada.
Distribuem-se as fichas e um tabuleiro
por grupo.
Cada grupo ou dupla escolhe uma cor de
ficha.
Os jogadores decidem quem inicia o
jogo.
Na sua vez de jogar, o jogador escolhe
dois números de dentro do quadro de números e divide-os.
Se a resposta da divisão estiver no
tabuleiro, o jogador cobre-a com uma ficha da cor que escolheu.
O primeiro jogador ou dupla que
alinhar quatro fichas na horizontal, vertical ou diagonal será o vencedor.
2)
NOME:
MEMÓRIA AO CONTRÁRIO
DESCRIÇÃO:
Cartas contendo operações de
multiplicação e fichas contendo a quantidade para a formação dos resultados
dessas operações.
OBJETIVOS:
Promover a revisão e a fixação da tabuada;
Propor desafios e atividades lúdicas para
estimular a reflexão e criar um repertório de estratégias;
Relacionar a adição com a multiplicação e
estimular o aluno a aplicar o conteúdo em seu cotidiano.
UTILIZAÇÃO:
Divida a classe em grupos de quatro
alunos e peça para que escolham uma carta.
Em seguida, solicite a busca pelo
resultado representado por conjuntos.
Se a criança acertar a resposta,
continuará no jogo, caso contrário, deverá mudar o jogador.
Ganha o aluno que conseguir acumular o
maior número de cartas.
3)
Nome: JOGO DA MEMÓRIA MATEMÁTICO
CONTEÚDO:
Cálculos
mentais das quatro operações matemáticas.
OBJETIVO:
Este
jogo ajuda a desenvolver a memória e ao mesmo tempo trabalhar os cálculos.
UTILIZAÇÃO:
O jogo
pode ser de 1 a 2 participantes. Embaralhar as cartas, e depois colocá-las com
os números virados para baixo. Um jogador começa pegando uma carta, e se sair
uma continha para resolver, ele tem que achar o resultado, que vai ser seu par,
ou vice-versa, se virar o resultado, tem que achar o par que será a continha.
Aquele participante que conseguir encontrar o par, tem direito de jogar mais
uma vez, se não encontrou o par, deve colocar a carta no devido lugar que
encontrou.
Vence o
participante que conseguir mais pares.
4)
NOME: PREGADORES
CONTEÚDO:
As
quatro operações fundamentais.
OBJETIVO:
Resolver
as quatro operações fundamentais, sendo elas: adição, subtração, multiplicação
e divisão.
UTILIZAÇÃO:
Os
pregadores estará embaralhados, e as casinhas de um outro lado, o participante
terá que escolher um pregador e resolver a operação contida no mesmo, depois
encaixá-lo na casinha com seu resultado correto.
5)
NOME: SOMANDO E SUBTRAINDO UTILIZANDO PALITOS E COPOS
DESCRIÇÃO:
Dez
copos descartáveis contendo o escrito dos números de um à dez em cada um deles.
Palitos
de sorvete contendo as operações de adição e subtração correspondentes ao
resultado de cada copinho.
OBJETIVOS:
Trabalhar
com o conceito de adição e subtração;
Desenvolvimento
de processos iniciais de cálculo mental;
Relacionar
a adição com a subtração e estimular o aluno a aplicar o conteúdo em seu
cotidiano.
UTILIZAÇÃO:
Divida
a sala em duplas e peça para que escolham quem iniciará o jogo.
Os
iniciantes devem retirar do copo apenas um palito de sorvete e ler a operação
matemática.
Peça
para que falem o resultado sem dar aos alunos indícios de que está no copo.
Assim,
sucessivamente as duplas vão retirando os palitos e realizando as operações
matemáticas e descobrindo que todas as propostas tem o mesmo resultado que está
escrito no copo.
OUTRA
OPÇÃO PARA O USO DOS COPOS...
NOME: Encontre as
casinhas dos palitos.
CONTEÚDO:
Cálculo
mental das quatro operações matemáticas.
OBJETIVO:
Resolver
os cálculos das operações matemáticas apresentadas.
UTILIZAÇÃO:
Resolver
e calcular mentalmente as operações matemáticas contidas nos palitos, e depois
coloca-las dentro de suas casinhas com seus respectivos palitos.
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/80/imprime191844.asp
BINGO
MATEMÁTICO
CONTEÚDO:
Quatro
operações matemáticas
OBJETIVOS:
Trabalhar com
as quatro operações
Desenvolver
processos de estimativa, cálculo mental
DESENVOLVIMENTO
As fichas com as operações são colocadas
dentro de um saco;
O professor retira
uma operação e fala aos jogadores;
Os jogadores
resolvem a operação obtendo o resultado que estará em algumas cartelas;
Aquele que
possuir o resultado, marca-o com um marcador;
Caso tenha
dois resultados iguais em uma mesma cartela, marca-os simultaneamente;
Vence o
jogador que marcar todos os resultados de sua cartela.
JOGO DA MEMÓRIA MATEMÁTICO
CONTEÚDO:
Tabuada,
multiplicação
OBJETIVO:
Trabalhar e
estimular a aprendizagem da tabuada;
Desenvolver
processos de estimativa;
Memória;
Cálculo mental.
DESENVOLVIMENTO
Construir as
fichas com o material adequado;
A metade terá
que ter os produtos dessas multiplicações e a outra metade terá os produtos dessas multiplicações;
O primeiro
jogador determinado por sorteio vira uma ficha. Da ficha que ele virar, irá
aparecer a multiplicação. Depois o aluno terá que virar a ficha do “produto”
correspondente, com apenas uma tentativa. Caso encontre o par corretos, o aluno
deve recolher as fichas, então terá o direito a mais uma jogada. Se não acertar
o par, a criança deverá ceder a vez para o outro jogador e deverá deixar as
fichas no lugar inicial.
Vence quem
obtiver o maior número de fichas.
TABULEIRO MATEMÁTICO
CONTEÚDO:
Adição e
Subtração
OBJETIVO:
Estimular
cálculo mental;
Trabalhar e
estimular a aprendizagem da adição e subtração.
DESENVOLVIMENTO
O professor
deve construir um tabuleiro com algumas fichas fixadas com contas de adição e
subtração e outras fichas com os resultados;
As fichas com
os resultados, terão estar espalhadas em
cima de uma mesa, para que ao término da
conta, o aluno terá que colocar o resultado correto na frente da operação
matemática correspondente;
Ao final, o
professor irá corrigir junto com o alunos as contas realizadas, para que
juntos, descubram se os resultados estão colocados corretamente.
DOMINÓ
Objetivo: Aprender a
desenvolver operações de adição.
Número de Participantes: 2 a 4 participantes
Material: São 28 peças com operações de adição e seus resultados respectivos, que
deverão ser associados. São 28 peças com operações de adição e seus resultados
respectivos, que deverão ser associados.
Como
Jogar: Colocar as peças com os desenhos voltados para baixo e misturar bem. Deverão
ser distribuídas 7 peças para cada participante que deverão ficar viradas de modo
que os outros não vejam. Se houver menos de 4 participantes ficará uma sobra, que
deverá ficar virada para baixo para “compra”.O jogo é disputado como o dominó tradicional.
Vence o jogo quem terminar as peças primeiras, ou então o que tiver
menos peças, em caso do jogo ficar fechado, sem possibilidade de continua
JOGO DO ÔNIBUS
OBJETIVO: aprender
a operação de adição.
MATERIAL: tabuleiro, caixas de fósforos
forradas de cores diferentes, canudinhos cortados, um ou dois dados.
MODO DE JOGAR: As caixas de fósforos que
representam os ônibus com seus passageiros (canudinhos que ficam dentro delas)
são posicionados no final do tabuleiro.
Cada jogador, na sua vez,
lança o(s) dado(s), avança uma casa e retira o número de canudinhos indicado
pelo(s) dado(s). Quem chegar ao ponto final, ou seja, a casa nº1, com o maior
número de passageiros, vence.
OBS: Ao iniciar o jogo cada
caixa de fósforos deve ter a mesma quantidade de
canudinhos.
VARIAÇÃO: O ônibus sai
vazio e em cada parada “ganha” passageiros (canudinhos) conforme o número
indicado pelo(s) dado(s).
MATEMÁTICA FLORIDA
OBJETIVO: Aprender
a trabalhar com as quatro operações fundamentais.
Nº DE PARTICIPANTES: 4
MATERIAIS: 24 “pétalas” na forma
hexagonal contendo sentenças de operações, 4
“miolos” na forma hexagonal com
um número (respostas
das sentenças) e 1 “pétala” em
branco.
MODO DE JOGAR: Cada jogador
recebe um “miolo” e 6 “pétalas”, sendo que um deles receberá uma peça a mais.
Cada um deve encaixar as “pétalas” no seu miolo, se ela resultar no número
representado. O jogo inicia com o jogador que recebeu uma carta a mais
mostrando suas cartas (viradas para si) ao jogador do lado para que este retire
uma das “pétalas” (sem ver) e tente encaixar. Depois o seguinte jogador retira
uma de suas “pétalas” e, assim, sucessivamente, até alguém conseguir montar sua
flor.
LARA, Isabel
Cristina Machado de. Jogando com a matemática na educação infantil e séries
iniciais. - 1. ed. -
Catanduva, SP:
Editora Rêspel; São Paulo: Associação Religiosa Imprensa da Fé, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário