Malha Quadriculada

OPÇÃO 1






NOME:  PERCURSOS NA MALHA QUADRICULADA


DESCRIÇÃO:
Uma malha em papel E.V.A., colorset ou cartolina com 60 quadrados de 4x4 cm
10 Fichas coloridas com 6 cores diferentes do mesmo material da malha
Papéis contendo coordenadas de direções e movimentos que os alunos deverão percorrer na malha com as suas fichas.

OBJETIVOS:
·         Desenvolver a noção de área (Simetria);
·         Trabalhar a orientação espacial, incluindo a posição e localização de pontos, tendo em conta um dado sistema de coordenadas;
·         Visualizar e descrever posições, direções e movimentos;
·         Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas.
·

UTILIZAÇÃO:
Professor dividirá a sala em grupos de seis alunos e distribuirá uma malha para cada grupo com as sessenta fichas.
Pedirá para que cada aluno de cada grupo pegue dez fichas da mesma cor. Professor estará com as coordenadas nas mãos e pedirá para que um voluntário por vez faça o sorteio do papel. O grupo escolherá qual colega do grupo iniciará o jogo.
Cada aluno colocará uma ficha partindo de um mesmo ponto no centro da malha, cantada pelo professor. Segundo a coordenada que for sorteada (ex.: ande duas casas para a esquerda), o aluno escolhido deverá fazer o percurso com sua ficha e parar colocando-a sobre o quadrado.
Assim, cada um em sua vez, percorrerá a malha conforme o comando que for sorteado.
Vencerá quem chegar ao final da malha e não tiver amis quadrados para andar ou caso não possua mais fichas.
Obs.: quando algum aluno estiver percorrendo a malha e tiver que passar por cima da ficha de algum competidor, deverá voltar uma casa, ou seja, contar um quadrado à menos em seu percurso.






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OPÇÃO 2






NOME:  AS QUATRO OPERAÇÕES NA MALHA QUADRICULADA

OBJETIVO:
Compreender as diferentes operações para chegar nos resultados.

UTILIZAÇÃO:
Usando o recurso dos pregadores, com os mesmos espalhados sobre uma mesa, o aluno deve pegar um pregador e resolver aquela operação que pegou, depois de resolvida, com as bolinhas preencher os quadradinhos com o resultado, como por exemplo: 2x2 = 4, o aluno deverá pegar 4 bolinhas e colocar em quatro quadrados, e seu adversário também fará a mesma coisa, lembrando que haverá uma pessoa junto, para qual o aluno falará o resultado da operação, se estiver certo ele preenche os quadrados, se estiver errado, passa a vez para o próximo. O aluno que conseguir preencher toda malha primeiro, será o vencedor do jogo.





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