Seriações

1)





NOME:
SERIAÇÃO


CONTEÚDO:
Análise do conhecimento lógico-matemático e sua relação com os processos mentais, sequenciações e seriações

CONTEÚDO CORRELATO:
Trabalha diferenças entre os elementos das coleções que podem ser quantificadas, permitindo que esses sejam colocados em ordem crescente ou decrescente.

UTILIZAÇÃO:
Contar a seguinte história:
Era uma vez, três peixinhos que viviam em um aquário. Todos os dias eles eram alimentados pelo seu dono sempre em quantidades iguais para os três e com as rações das mais coloridas.
Certo dia, viram chegar nas mãos de seu dono em um saco de água, algo inesperado; um companheiro para o aquário.
_ Essa não! Olha como ele é grande! – disseram os três peixinhos desanimados. O peixe era o dobro do tamanho deles.
Os peixinhos logo pensaram que deveriam competir pela comida. Na hora em que a ração foi jogada, o peixão se aproximou e abocanhou boa parte da comida e os outros três peixes competiram pelo resto.
E a cada dia competiam os três peixinhos para chegar mais rápido na comida mas, sempre o mesmo peixinho chegava primeiro, o outro chegava em segundo e o outro em terceiro.
E assim suas barrigas foram crescendo conforme comiam.


Esta atividade ensina a criança a ter noção de quantidade, tamanho, espaço, decrescência, agilidade e competição.
Após contar a história e mostrar os peixes às crianças, o educador poderá propor atividades matemáticas embasadas na história que trabalhem os itens acima citados.


_______________________________________________________________





2)





NOME:
Seriação.

CONTEÚDO:
Analisar a construção do conhecimento lógico-matemático e a relação desse  com os processos mentais, sequenciação e seriação.
CONTEÚDO CORRELATO:
Trabalha as diferenças entre os elementos das coleções que podem ser quantificadas, permitindo que os elementos sejam colocados em ordem crescente ou decrescente.
UTILIZAÇÃO:
Contar uma história usando a seriação, exemplo: “eram 4 tartarugas irmãs, a do casco menor era a irmã mais nova, a do casco maior a mais velha, e assim seguindo a sequência, podendo dizer que conforme as tartarugas iam ficando velhas , com o passar do tempo seus cascos iam aumentando, e era esse aumento do casco que podemos diferenciar pela mais nova e mais velha”.
Atividades assim, aumenta o conhecimento lógico-matemático da criança, eles vão saber que conforme a tartaruga for mais velha, maior seu casco fica.


__________________________________________________________


SERIAÇÃO






CONTEÚDO:

São utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear de grandeza desses elementos.

OBJETIVO:
    Estimular o raciocínio Lógico Matemático;
    Percepções e comparações sucessivas entre os elementos.


DESENVOLVIMENTO

No primeiro momento o material será apresentado aos alunos de forma lúdica, para que o conceito de seriação seja introduzido no cotidiano escolar do aluno.
A professora irá contar a história da ”Família Ovelha“, que é composta por: Um papai, uma mamãe e três filhinhos. Cada integrante da família tem uma quantidade de pelos no corpo, pelo dos pais serem maiores que o dos filhos menores.
Ao termino da historia contada, os alunos irão manusear as personagens, classificando os integrantes da família, por ordem linear de grandeza.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário