1)
NOME:
SERIAÇÃO
CONTEÚDO:
Análise do conhecimento
lógico-matemático e sua relação com os processos mentais, sequenciações e
seriações
CONTEÚDO
CORRELATO:
Trabalha diferenças entre os elementos
das coleções que podem ser quantificadas, permitindo que esses sejam colocados
em ordem crescente ou decrescente.
UTILIZAÇÃO:
Contar a seguinte história:
Era uma vez, três peixinhos que viviam
em um aquário. Todos os dias eles eram alimentados pelo seu dono sempre em
quantidades iguais para os três e com as rações das mais coloridas.
Certo dia, viram chegar nas mãos de
seu dono em um saco de água, algo inesperado; um companheiro para o aquário.
_ Essa não! Olha como ele é grande! –
disseram os três peixinhos desanimados. O peixe era o dobro do tamanho deles.
Os peixinhos logo pensaram que
deveriam competir pela comida. Na hora em que a ração foi jogada, o peixão se
aproximou e abocanhou boa parte da comida e os outros três peixes competiram
pelo resto.
E a cada dia competiam os três
peixinhos para chegar mais rápido na comida mas, sempre o mesmo peixinho chegava
primeiro, o outro chegava em segundo e o outro em terceiro.
E assim suas barrigas foram crescendo
conforme comiam.
Esta atividade ensina a criança a ter
noção de quantidade, tamanho, espaço, decrescência, agilidade e competição.
Após contar a história e mostrar os
peixes às crianças, o educador poderá propor atividades matemáticas embasadas
na história que trabalhem os itens acima citados.
_______________________________________________________________
2)
NOME:
Seriação.
CONTEÚDO:
Analisar a construção do conhecimento
lógico-matemático e a relação desse com
os processos mentais, sequenciação e seriação.
CONTEÚDO CORRELATO:
Trabalha
as diferenças entre os elementos das coleções que podem ser quantificadas,
permitindo que os elementos sejam colocados em ordem crescente ou decrescente.
UTILIZAÇÃO:
Contar
uma história usando a seriação, exemplo: “eram 4 tartarugas irmãs, a do casco
menor era a irmã mais nova, a do casco maior a mais velha, e assim seguindo a
sequência, podendo dizer que conforme as tartarugas iam ficando velhas , com o
passar do tempo seus cascos iam aumentando, e era esse aumento do casco que
podemos diferenciar pela mais nova e mais velha”.
Atividades assim, aumenta o conhecimento lógico-matemático da criança, eles vão saber que conforme a tartaruga for mais velha, maior seu casco fica.
Atividades assim, aumenta o conhecimento lógico-matemático da criança, eles vão saber que conforme a tartaruga for mais velha, maior seu casco fica.
__________________________________________________________
SERIAÇÃO
CONTEÚDO:
São utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear de
grandeza desses elementos.
OBJETIVO:
Estimular o raciocínio Lógico Matemático;
Percepções e comparações sucessivas entre
os elementos.
DESENVOLVIMENTO
No primeiro
momento o material será apresentado aos alunos de forma lúdica, para que o conceito
de seriação seja introduzido no cotidiano escolar do aluno.
A professora
irá contar a história da ”Família Ovelha“, que é composta por: Um papai, uma
mamãe e três filhinhos. Cada integrante da família tem uma quantidade de pelos
no corpo, pelo dos pais serem maiores que o dos filhos menores.
Ao termino da
historia contada, os alunos irão manusear as personagens, classificando os
integrantes da família, por ordem linear de grandeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário